terça-feira, 13 de maio de 2014

O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE ORGANIZACIONAL, OS PASSOS INICIAIS RUMO AO LEAN - MENTALIDADE ENXUTA NA EMPRESA.



O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE ORGANIZACIONAL, OS PASSOS INICIAIS RUMO AO LEAN:

 - A MENTALIDADE ENXUTA NA EMPRESA.


Este artigo pretende abordar os passos iniciais para a implantação do Sistema de Produção com a Mentalidade Enxuta - LEAN, em que pretendemos apresentar uma metodologia composta por várias ferramentas, todas aplicáveis nos processos de produção de bens e serviços, com o objetivo de clarear as interfaces entre as áreas, os seus processos, subprocessos e suas atividades, todas desenvolvidas no seio do tecido industrial, ou mesmo, no setor de serviços.

Esperamos, assim, quebrar um primeiro paradigma nas organizações, pois o método em alguns momentos poderá ser considerado complexo, contudo, nunca impossível ou difícil de ser implementado e acompanhado pela própria equipe da organização.

A equipe da GESTALENT desenvolveu esta metodologia prática para a solução dos problemas recorrentes nas empresa, tendo obtido sucesso absoluto em sua implementação em diversas empresas em nosso Brasil, colocando para o público esta abordagem, esperando divulgar e contribuir com a sua função, para com aqueles que almejam desenvolver tais ações, boa leitura!

As organizações buscam aplicar em seus processos, os critérios utilizados na metodologia LEAN (Sistema Toyota de Produção), ou seja, a mentalidade enxuta na produção, pois com certeza, os resultados futuros, poderão vir a ser extremamente relevantes, em relação aos seus atuais indicadores - KPI's.

A mentalidade enxuta, aplicada através dos diversos passos preconizados pelo sistema LEAN de produção, visa transformar os processos, a organização e as pessoas. Trata-se do tripé sócio técnico preconizado pela Ergonomia Contemporânea.

Nesse método, a primeira etapa a ser implementada seria o treinamento e a capacitação dos colaboradores nos sensos do 5S, para em seguida, ser iniciada a análise dos processos, com a elaboração da Planilha SIPOC e, posteriormente, em uma fase seguinte, elaborar com todo o rigor, o mapeamento dos processos e seus fluxos.

Na verdade, o método preconizado pela equipe da GESTALENT trata primeiramente da capacitação dos colaboradores, esses por sua vez, indicados pelos gestores das organizações, na busca de formar um grupos de trabalho. Nesta fase, a organização indica, também, quem pertencerá ao grupo de suporte (normalmente gestores) e um outro de apoio - os facilitadores (normalmente líderes de equipe), que em conjunto com os demais colaboradores formarão diversos grupos de trabalho com o foco no aprofundamento dessas metodologias nas diversas áreas da empresa, provocando uma mudança profunda em todas as suas atividades e processos (Uma estrutura matricial).

Assim, os colaboradores passam a ter contato direto com o método e se apropriam da ferramenta, tanto na forma acadêmica como prática, visando os desenvolvimentos futuros.

A GESTALENT faz esta opção, por trabalhar de uma forma diferenciada em suas consultorias, o que se traduz por otimizar nessas etapas, todos os passos do desenvolvimento, não entregando apenas o diagnóstico e, sim ensinando aos colaboradores uma metodologia de uso prático e eficiente.

Desta forma, as atividades na organização privilegiam a técnica e o método, pois tenho plena convicção de que isso lhes dará um resultado bastante diferenciado, talvez ainda não sendo possível aos Gestores ter este entendimento de foram tão rápida e objetiva, contudo, acreditamos que estaremos cumprindo um roteiro metodológico e acadêmico, em todas as nossas ações, as quais, lhes dará um excelente resultado ao final.

Durante as atividades de capacitação, é facilitado a equipe da GESTALENT o privilégio de conhecer grande parte dos colaboradores da organização, objeto do desenvolvimento do programa LEAN, tanto nas aulas dos Sensos do 5S , quanto nas fases seguintes das demais ferramentas, além etapa da atividade de campo, nas unidades produtivas.

Ressalto que nas amostragens que fazem parte do nosso Portfólio, as quais são  apresentadas nas fases iniciais da atividade técnica e nos trabalhos realizados durante as turmas do curso de 5S, posteriormente, na construção da planilha do SIPOC e seus desdobramentos, demonstrando, assim, as diversas transformações que ocorrem, nessas empresas, provocando aos participantes o olhar sobre evidências, que a metodologia aplicada é geradora de grandes efeitos positivos, em particular, pelo fato de motivar os colaboradores nesse processo de mudança participativa que é preconizando em nossas atividades.

Os trabalhos desenvolvidos deverão estar sendo registrados e divulgados em um DRIVE (pasta do sistema de informações da empresa), pois esta é uma forma de tornar a atividade participativa para os demais membros das equipes, divulgando os diversos documentos e informações.

Nas fases seguintes, referentes as atividades de análise dos processos, os colaboradores vibram ao fechar cada etapa, conseguindo visualizar os ganhos de imediato, demonstrando total confiança no que se está apresentando/desenvolvendo, implementando passos importantes na análise das suas atividades, rotinas e interfaces entre fornecedor e cliente de serviços, tanto internos quanto externos.

Dentro da nossa proposta, o passo a seguir determinará o futuro da organização, no que se refere aos seus processos críticos - CLASSE A, B e C, sendo os significativos  merecedores de total atenção, pois durante a etapa de implantação das ferramentas MAMP, BPM e da Matriz de Criticidade, a serem realizadas pela equipe de colaboradores, indicando quem e quais são os processos e suas classes, realizando em uma fase seguinte a análise de valor.

Ao final, desta etapa se faz necessário, o uso e aplicação da ferramenta que trata a Teoria das Restrições (TOC), que entendemos que é o próximo passo a ser trabalhado.

Nessa etapa, todos já entendem o processo, as suas entradas, as etapas de processamento e as suas saída, todas registradas no SIPOC, incluindo um campo de  como gostariam de receber e passar os recursos e insumos necessários para a próxima fase do processo, assim, a redução de custos e desperdícios se fará presente, agregando valor ao que se pretende na organização.

Hoje na organizações brasileiras, em alguns pontos, se consome mais do que deveria para produzir a mesma quantidade de produtos e serviços, assim, esse ajuste provocado pelo método LEAN - mentalidade enxuta, se faz necessário, em particular, quando esta decisão é tomada pela própria equipe que o executa, pois essa deverá avaliar, juntamente com os consultores cada etapa a ser retrabalhada, criando ao final, os mecanismos para que os objetivos sejam atendidos, com a adoção de novas estratégias e métodos de trabalho - O Plano de Ação e suas Etapas.

As atividades desenvolvidas a partir da aplicação dos Sensos do 5 S e da Análise de Processo, com o seu mapeamento através do SIPOC, acabam provocando o aumento da consciência do coletivo, gerando novas perspectivas sobre a intensificação das ações, visando a redução dos desperdícios.

A ferramenta "MUDA" isolada, sem a inserção de mais outras duas, quais sejam "MURA" (desníveis) e "MURI" (sobrecarga), não consegue trabalhar a melhoria do processo isolada como um todo, não se traduz na melhor forma de atingir um novo desenho na capacidade produtiva e na gestão dos talentos, como o método apresentado neste artigo.

Sabemos que existem pelo menos Sete Grandes Desperdícios a serem trabalhados pela equipe nos seio das atividades produtivas e de apoio, na metodologia proposta (análise do processo), existe a preocupação das áreas envolvidas identificarem no decorrer da elaboração das planilhas SIPOC e das reuniões de trabalho (workshop), os passos que agregam valor e os que não agregam, em função disso é exigido que cada atividade pertencente ao processo da área seja classificada (MAMP, BPM e Matriz de Criticidade), eliminando de forma consciente aqueles processos, subprocessos ou atividades que não agregam valor.

Uma importante expressão apresentada no método "MUDA é o Aprender a Ver”, acreditamos que a metodologia proposta consegue proporcionar este OLHAR, fazendo  com que os colaboradores, consigam ver, consigam sentir o seu trabalho, valorizando o que fazem, provocando a integração nas diversas áreas da organização, sempre de forma racional e participativa, contribuindo diretamente nessa construção e nos resultados futuros.
Desta forma, os Sete Desperdícios a serem trabalhados seriam: Transporte, Inventário, Movimentação - produto do trabalho VS desgaste e segurança (ativos fixos, equipamentos e despesas na produção), Espera (WIP), Sobre Processamento, Excesso de Produção, Defeitos. 

Esperamos, assim, atender as expectativas dos gestores das organizações realizando um  trabalho em conjunto com os colaboradores que participam de todas essas etapas de forma brilhante e exemplar.

Ao final de cada implantação a equipe da GESTALENT se sente feliz, por poder fazer parte de mais uma etapa de crescimento das organizações brasileiras, honrados com a confiança depositada no método e em nossos profissionais, pois temos a certeza de que os resultados posteriores sempre superam as expectativas dos gestores, em particular, quando da sua implantação e acompanhamento.

A equipe da GESTALENT preconiza que precisamos ser persistente e pacientes, pois é um longo caminho até atingir a excelência operacional, a mudança de cultura e comportamento se faz presente neste processo e existem muitos paradigmas a serem quebrados.

Na etapa de implantação dos Sensos do 5S deixamos claro que existem alguns critérios básicos que devem ser cumpridos por todos e em todas essas fases:


comprometimento;

comunicação;

adesão exemplar;

fazer bem feito e,

estar sempre motivado para que a melhoria seja contínua.



Ou seja, devemos agora sair em Busca do Amanhã: Produtividade, Disponibilidade, Confiabilidade e Melhoria da Capacidade de Produção no Sistema de sua organização.



Carlos de Souza Almeida, D.Sc.

Diretor Técnico da GESTALENT


Equipe da GESTALENT que participa deste projeto:

Carlos de Souza Almeida, D.Sc.;

Rosângela Borges da Silva, Especialista;

Alexandre Silva Pinheiro, M.Sc.;

Ana Paula Santos, Especialista;

Thiago Alan Dutra, Especialista.


Um comentário:

  1. VAMOS APROVEITAR ESTE MOMENTO DE MUDANÇAS, NOS ENVIE OS SEUS COMENTÁRIOS, TEREMOS UM ENORME PRAZER EM DIVULGAR AS SUAS PALAVRAS.
    GRATO,
    CARLOS ALMEIDA

    ResponderExcluir

Agradeço os seus comentários, em breve ele estará sendo incorporado ao Blog, para visita e leitura pública.
Muito obrigado,
Carlos Almeida