PARTE 2
Como Fazer a Diferença nas Rotinas de Manutenção?
Trabalhar na manutenção é difícil ?
O que é possível acrescentar nas rotinas operacionais para mudar este quadro ?
Dando continuidade ao assunto postado em nosso blog, apresentaremos um outro tópico pertinente aos itens de manutenção no setor público, com mais uma das nossas observações com relação aos aspectos e critérios adotados nas ações dos colaboradores e gestores, no momento da efetiva tomada de decisão, em engenharia de manutenção, ou mesmo, em termos de segurança do trabalho.
Entendemos que algumas das condições expostas aqui no nosso Blog, poderiam ter sido objeto de discussão da equipe técnica e gestores, o que com certeza evitaria muitos problemas de rotina na manutenção e, consequentemente, possíveis ocorrências de acidentes.
Mantemos, assim, como uma boa premissa para as organizações, o estabelecimento de diálogos diários, antes da execução do trabalho, ou de qualquer ação, visando a execução de serviço.
Nesta segunda etapa, ainda relativa a manutenção no setor público, as fotos e evidências das péssimas condições de uso e manutenção de caminhões, tendo o agravante de transportar colaboradores, acessórios e, em um outro registro, a constatação de que o veículo é utilizado para realizar a operação de reboque, atendendo à Prefeitura, devendo este ser recolhido para garagem, até que a sua manutenção fosse efetivamente concluída.
Nestes casos, os caminhões trafegavam em velocidades, sendo registrada, acima do limite superior permitido para aquele perímetro, em que passavam.
Foto 1: Vista do Caminhão de Recolhimento de Lixo em Plena Atividade na BR.
A foto 1 acima apresenta o caminhão de lixo que trafegava em uma BR, com os seus colaboradores, dormindo sobre o lixo que estava armazenado na caçamba do caminhão.
Foto 2: Vista do Caminhão de Recolhimento de Lixo em Plena Atividade.
Foto 3: Vista do Caminhão em Plena Atividade, Lanterna Quebrada e Amassado.
Algumas perguntas:
- Será que tais práticas são aprovadas pela Contratante?
- Quem seria o responsável por tais observações, inspeções e check list nos equipamentos destas empresas?
- Por que razão estes responsáveis deixam os equipamentos e a equipe sair ao trabalho sem que haja antes uma discussão plena da atividade, da sua função e dos cuidados que todos devem adotar durante a realização das suas rotinas?
- Qual o real motivo de liberar um veículo com irregularidade? O faturamento? O Cronograma de Trabalho do Veículos e o seu Contrato ? A ausência de Peças de Reposição nas Oficinas ? O Descaso ? A Falta de Gestão da Manutenção ?
- Como ficam os contribuintes ?
- Quem controla isto ?
- Existe Planejamento e Controle de Manutenção nestas Empresas ?
Boa Leitura,
Carlos Almeida, D.Sc.
Diretor da Gestalent
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Muito obrigado,
Carlos Almeida