domingo, 7 de abril de 2013

Como Fazer Diferente o Nosso Trabalho de Manutenção

Como Fazer a Diferença nas Rotinas de Manutenção?

Trabalhar na manutenção é difícil ?

O que é possível acrescentar nas rotinas operacionais para mudar este quadro ?

PARTE 1


Realizamos a seleção através de nossos registros fotográficos e das entrevistas, que evidenciam as diferentes posturas profissionais diante da atividade, algumas positivas, outras por sua vez, um tanto quanto equivocadas.

Este assunto será divido em partes, na tentativa de melhor abordarmos os tópicos selecionados. Esta semana, apresentaremos na Parte 1, um item que faz parte da categoria "manutenção no setor público".

Pretendemos, assim, provocar uma discussão, através das nossas observações, construído uma relação entre os aspectos e critérios adotados nas ações dos colaboradores e gestores, no momento da efetiva tomada de decisão em engenharia de manutenção, ou mesmo, em termos de segurança do trabalho.

Entendemos que algumas condições encontradas e apresentadas aqui, poderiam ter sido objeto de discussão da equipe técnica e gestores, o que com certeza, evitaria muitos problemas de rotina de manutenção e, consequentemente os acidentes.

Desta forma, seria uma boa premissa, a ser adotada pelas organizações, o estabelecimento de diálogos diários, antes da execução do trabalho, ou de ações de serviço.

Outrossim, as organizações poderiam, também, passar pela avaliação do método de diagnóstico RADAR, trabalhado pelo Prof. Lourival Tavares, em seus cursos e consultorias, sendo este aplicado em toda a organização, com vistas ao entendimento de todo o processo produtivo e das demandas a serem tratadas, tendo como objetivo a melhoria operacional, pois ao final, uma análise detalhada de suas instalações é descrita, para os equipamentos, seus acessórios, as utilidades, a edificação, sua frota, e as demais áreas, colaboradores e clientes.

Ressaltamos, porém, que em muitos casos, a ausência de tais práticas e cuidados, colocam a organização em risco, incluindo a integridade daqueles que ali trabalham, ou mesmo, aqueles que passam pelo local ou ocupam os espaços adjacentes. 

Estes cuidados e práticas podem, também, possuir um programa de disseminação por toda a empresa, incluindo as  frotas de veículos que circulam em péssimo estado de conservação, ou mesmo que transportam os colaboradores. 

Esperamos, assim, que vocês apreciem e contribuam com suas experiências e conhecimentos adquiridos em suas atividades profissionais, visando a melhoria da nossa categoria profissional, assim como, um melhor assessoramento daqueles que nos contratam.


O REGISTRO - Parte 1 - Setor Público:


Na foto 1, a evidência da ausência da prática de manutenção no espaço público, pois com certeza, no projeto original, os chuveiros que ficam localizados próximo ao acesso de banhistas à praia (areia), foram projetados para funcionar, infelizmente, grande parte dos chuveiros estão quebrados, ou seja, em falha.  



Foto 1: Chuveiro Público na Praia do Recreio dos Bandeirantes.



Estes chuveiros foram projetados para funcionar através de um mecanismo, o banhista ao chegar ao chuveiro, consegue se refrescar do calor e, ao mesmo tempo, retirar a areia do corpo. 

Infelizmente, registramos que grande parte dos chuveiros da Orla do Recreio estão quebrados (falha).  Verificamos que apenas dois funcionavam, por sua vez, foram ligados com o comando no quiosque, que cobra R$ 2,00 (Dois Reais) do banhista, por minuto de água ligada.

Algumas perguntas: 

  • Será que tal prática é aprovada pela Prefeitura? 
  • Será que o projeto original já previa esta cobrança pelo Quiosque? 
  • Se o Quiosque é o responsável, qual o motivo dos chuveiros estarem quebrados?
  • Como ficam os impostos pagos ou a pagar?
  • Quem controla isto?
  • Existe Planejamento e Controle de Manutenção nos chuveiros?

Nós desconhecemos as respostas, contudo acreditamos que exista algo inadequado neste processo, ficando aqui o registro, pois são péssimas as condições em todos os demais chuveiros desta Orla, inclusive ao que se refere ao valor cobrado.

Com certeza, a existência de um programa de manutenção com o efetivo controle, poderia modificar a situação encontrada, quem sabe, até exista um contrato de terceirização para a manutenção dos chuveiros? 

Muitas vezes, por ausência de uma política de inspeção, ou mesmo, de estratégias de manutenção, estes fatos estejam deixando o equipamento em falha.

As técnicas para este monitoramento e Gestão são apresentadas nas atividades da GESTALENT Consultoria e Treinamento, com os cursos dos Profs. Carlos Almeida e Lourival Tavares, façam uma visita ao site da GESTALENT - www.gestalent.net


Boa Discussão,

Carlos Almeida, D.Sc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço os seus comentários, em breve ele estará sendo incorporado ao Blog, para visita e leitura pública.
Muito obrigado,
Carlos Almeida