domingo, 21 de setembro de 2014

O Programa de Manutenção Em Complexos Prediais

Programa de Manutenção em Complexos Prediais.

Acredito que para realizarmos um bom trabalho em manutenção nos complexos prediais, é condição de grande importância, termos um bom programa, elaborado com foco na programação e controle das atividades.

O primeiro passo é buscar entender o negócio da organização, mapear os seus processos, criar a lista de equipamentos, instalações, acessórios e sobressalentes, dando continuidade na elaboração dos procedimentos e instruções de trabalho para cada item pertencente ao ativo da empresa.

Uma ferramenta muito importante é a Matriz de Criticidade, a qual nos dará a classe de cada equipamento e instalação, sendo esta Classe A, B e C, a partir daí poderemos estabelecer os níveis de serviço para a atividade de manutenção.

Se faz importante, também, aplicar os conceitos básicos de manutenção, em particular, o de manutenção baseada em condição, para que seja implantado um bom programa de planejamento e controle da manutenção, classificando as instalações e equipamentos do complexo predial, para posteriormente, dar início ao projeto.

Ao final, a equipe terá obtido um bom histórico, tanto de execução de serviços, como de prováveis não conformidades, variabilidades.  Essas, por sua vez, precisam ser trabalhadas para o sucesso do projeto.

A GESTALENT possui a expertise nesse aporte, conte com a nossa equipe sempre que for preciso, nos envie as suas considerações.


Inserir os acessórios necessários e corretos nos banheiros é uma boa forma de demonstrar respeito ao próximo, assim como, de cumprir com a legislação em seu Estado.


A Manutenção de um Complexo Predial, como um Shopping Center é sempre de grande responsabilidade, a importância de um sistema de Gestão Compatível é de grande relevância, pois milhares de pessoas passam por suas áreas e instalações, o sucesso do empreendimento como um todo está intrinsecamente ligado ao plano de manutenção que é aplicado.


Infelizmente, registramos em nossas atividades de consultoria, algumas empresas que descumprem com o que é preconizado pela norma técnica e legislação, no caso da foto acima, na sala de refrigeração se encontravam: papelão, pano de limpeza, vassouras, entre outros objetos que contaminam o ar que todos estariam respirando, ou seja, uma grande colônia capaz de contaminar muitos usuários, demonstrando total conhecimento sobre a boa técnica e desrespeito ao usuário.

Já nas fotos a seguir, a demonstração de que um bom plano de manutenção é capaz de fazer a diferença no complexo predial, gerando bons resultados para todos os que dele se utilizam, além de valorizar o capital dos proprietários, pois imóvel bem mantenido é imóvel de fácil comercialização.


 Vista da fachada em vidro e concreto aparente, totalmente revigorada, nova como no primeiro dia em que foi entregue aos proprietários.


 A fachada principal deste imóvel é uma verdadeira obra de arte, parabéns aos responsáveis pela manutenção, pois este foi o grande diferencial encontrado.


Uma casa em uma ilha, totalmente planejada, controlada e bem mantida, um exemplo de como se faz.



Os armários elétricos devem possuir em seu acesso a recomendação, tal como exposto, pessoal autorizado, fique longe, risco de choque elétrico.


Nas fotos a seguir, os problemas de projetos em prédios antigos, riscos de manutenção, erros de projeto e recomposição de instalações:

 Na foto acima, a saída do duto de ar condicionado central e logo acima da porta, um aparelho de ar condicionado, instalado de forma inadequada, pelo local e uso.




Nas duas fotos acima, o problema com a tomada que está instalado no piso, vejam que o piso foi tratado, contudo a tampa das instalações foi colocada em madeira.




Nas duas fotos acima, o otimização da atividade, com o carro de irrigação do jardim e o carro de cortar grama, ambos atendem aos critérios ergonômicos e geram maior produtividade.

Sigam sempre os bons exemplos, pesquisem, façam visitas, busquem informações sobre os fabricantes.

FAZER BEM FEITO DESDE A PRIMEIRA VEZ É UM BOM DIFERENCIAL.

PARA QUALQUER EVENTUAL NECESSIDADE, CONTEM COM A EQUIPE DA GESTALENT, POIS PODEREMOS LHES OFERECEM EXCELENTES SOLUÇÕES E RESULTADOS CONSISTENTES.

CARLOS ALMEIDA

Um comentário:

  1. EXCELENTE OPORTUNIDADE PARA ABRIRMOS UMA BOA DISCUSSÃO SOBRE O TEMA, ESTAMOS AGUARDANDO OS SEUS COMENTÁRIOS.

    ResponderExcluir

Agradeço os seus comentários, em breve ele estará sendo incorporado ao Blog, para visita e leitura pública.
Muito obrigado,
Carlos Almeida